quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Comentando sobre A Fazenda 13 #1

 


Olá, amores. A Fazenda 13 e com isso venho hoje estreado o novo quadro do HDA, que é o Comentando sobre A Fazenda 13, que vai ser conduzido em todos os episódios, feito pela opinião do Habbiano .::Alff::. (@PalestrinhaReal)

 

Os Participantes de A Fazenda 13


Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): De antemão, ou seja, antes do reality começar, o elenco parecia promissor e trazia nomes de peso. Partindo de nomes já famosos envolvidos em polêmicas como Tati Quebra Barraco, Nego do Borel e Dayane Mello até nomes desconhecidos do grande público, mas que tinham como marco inicial de sua “fama” algum barraco envolvido, como é o caso de Liziane Gutierrez.
Nomes mais fracos (sob a óptica de conteúdo que poderiam render) como o de Marina Ferrari, Érika e Bil Araújo, acabaram por gerar completo descontentamento de grande parte do público. Mas convenhamos, o elenco não poderia ser composto 100% de gente descompensada e sem papas na língua. Por mais que a gente deteste, plantas são necessárias em reality porque são o ponto de equilíbrio pra que todo mundo não seja expulso na primeira semana.
Ou seja, de modo geral, o elenco parecia trazer em si uma promessa de uma Fazenda memorável, tal qual a sexta edição. Carelli rebuscou a fórmula, trazendo panicat, ex-miss bumbum, subcelebridades que só aparecem em sites de fofoca, cantores flopados polêmicos, modelos, misturando com a nova fórmula da Fazenda adotada a partir da nona edição com ex-BBB, ex-MTV e ex-realites. Era um elenco que misturava o antigo método com o novo.

1° Barraco ao vivo: Solange Gomez X Rico Melquiades


 

Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Eu preciso começar dizendo que vem edição e vai edição de A Fazenda, é incrível como a cota “terceira idade” sempre rende. Desde Monique Evans lá no inicio da história de A Fazenda, até Gretchen, Andréa Nóbrega, Luiza Ambiel e agora, Solange Gomes. E adivinha? Na primeira atividade Solange travou um barraco grandioso ao vivo com o participante Rico Melquiades justamente por conta de ser chamada de velha. A ex-banheira do Gugu teve que lembrar Rico que Adriane Galisteu (apresentadora do programa) tinha a mesma idade que ela, e isso era uma ofensa direcionada a ela também.
Outra das cotas que pouco foi utilizada em outras edições, mas que sempre entrega entretenimento (pro mal ou para o bem) é a “cota” LGBTQIA+. Nany People (que é um combo de terceira idade com LGBTQIA+), Evandro Santos e agora, Rico. É uma pena que a Record tenha um posicionamento de silenciamento para a bandeira e demonstre um certo receio a cada ano em colocar gays, lésbicas, trans e afins no elenco de seus realitys, porque de uma maneira ou de outra, sempre dão certo.

Liziane é alvo de preconceito por causa da aparência

 


Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Uma das coisas que eu tenho aprendido muito como pessoa é que aparência não se critica. É a velha tática de reflexão: se a pessoa não irá poder resolver a situação em cinco segundos, então é melhor que eu não fale. O coleguinha está com um feijão no dente, ele consegue resolver isso em cinco segundos? Sim! Então eu falo. O amiguinho está com o cabelo totalmente bagunçado, prejudicando seu visual, ele consegue resolver isso de forma rápida? Sim! Então eu falo. A mulher está acima do peso, abaixo do peso, colocou botox demais, está com rugas ou fez algum procedimento que de alguma forma não me agradou, ela conseguiria resolver isso em poucos segundos? Não. Então eu me calo e guardo minha opinião no fundo da minha alma, não expondo ela nem pra pessoa e nem para os outros. Afinal, julgamento sobre aparência é simplesmente a opinião própria de cada um sobre seus gostos pessoais. Então, se não foi feito no meu corpo, se não é algo que eu tenha o domínio de mudar, eu não preciso opinar.
Tu podes até me dizer “ah, Alff, mas a discussão é válida pra que se fale sobre o excesso de procedimentos e no como eles estão descaracterizando pessoas”. Certo, realmente, há um espaço social que precisa discutir os limites da busca pelo padrão de beleza inatingível. Mas isso cabe à pessoa, e não a um monte de gente maldosa que na verdade só quer menosprezar os outros pela aparência.
Sejamos sinceros, nenhum de nós chama alguém de boca de coringa, rosto deformado, nariz de Michael Jackson, etc, por desejo de auxiliar a pessoa a melhorar. É por pura maldade!
Dito isso, acho muito triste o que aconteceu com a Liziane, não só lá dentro da casa, mas como aqui fora. Isso que a mesma explicou lá diversas vezes que o rosto dela estava inchado porque alguns meses antes ela tinha feito um procedimento que o organismo rejeitou e ela teve que retirar os produtos, então ela acabou entrando no reality ainda muito inchada.

Solange entrega 'grupão' formado antes do reality


 

Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Então, lembra que eu falei lá no inicio que o elenco parecia promissor e uma grande aposta por parte do Carelli? Quando a história do grupão veio à tona, isso tudo começou a ruir. Dayane e Solange tiveram uma conversa, e nessa conversa acabou sendo evidenciado para o público que alguns participantes haviam entrado em contato por meio de direct de Instagram/grupo de whatsapp e combinado alianças e outras coisas para dentro do reality.
É como eu disse no meu Twitter dia desses: há problema em as pessoas se conhecerem de fora e se encontrarem lá dentro? Não. Precisamos ser sinceros, são subcelebridades que vivem no mesmo meio profissional e é meio óbvio que vez ou outra vão ter se encontrado em algum evento ou festa. O problema está em querer esconder isso do público, é tornar por si só o fato de conhecer a pessoa de fora como se fosse algo errado e que precisasse ser escondido.
Se eles tivessem chegado lá dentro assumindo que se conversaram e que armaram a estratégia pré-reality, eu não veria nenhum problema. É um jogo e se o Carelli foi incompetente ao ponto de deixar o elenco vazar com três meses de antecedência, os jogadores podem usar as estratégia que quiserem pra se garantir no reality.
Agora, a Marina chegar na Érika abraçando-a e falando como se nunca tivesse visto ela na vida, sendo que o Instagram delas está repleto de fotos juntas? Érika conversar com Erasmo como se tivesse conhecido ele ali, sendo que todo mundo sabe que ambos já tiveram um relacionamento aqui fora? Bil, Gui e Rico fingirem que nunca se toparam na vida, sendo que há fotos e mais fotos deles curtindo festas juntos? Por favor, né?! Além de ser incoerente é totalmente um tiro no pé querer fazer o público de trouxa, porque a audiência odeia ser feita de palhaça e isso acaba de uma maneira: eliminação.
Mas enfim, nesse aspecto: ponto para a Dayane que trouxe o assunto à tona e ponto em dobro pra Solange que teve coragem de jogar essa informação ao vivo na frente de todos os peões. Foi engraçado ver como os membros do grupão se perderam no próprio jogo depois da Solange ter revelado o plano deles. Eles passaram a madrugada e o dia seguinte todo tentando reverter à situação.

1° Roça: Nego do Borel X Liziane X Solange / Erika Fazendeira 


Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Eu passei a semana toda agoniado com medo que Solange e Liziane caíssem na mesma roça. Para quem acompanha reality a pouco tempo, eu entendo que podem ter tido esperanças que essa era a melhor maneira de eliminar o Nego do Borel. Mas eu, como acompanho desde o inicio dos anos 2000, sei que divisão de votos nunca dá certo. Numa votação tripla para ficar, é praticamente impossível que se consiga salvar as duas partes.
Quando Érika foi para o banco da roça, minhas esperanças estavam em ela perder a prova do fazendeiro, porque até aquele momento eu a via como uma planta que estava ali apenas para um fim: ser a padrãozinho, queridinha e amiga de todos que fica o dia todo falando frases motivacionais e que sai na primeira roça que cai.
Era muito mais interessante ter Liziane e Solange garantidas no jogo do que Érika, que além de não ter aparecido até aquela altura do jogo, ainda estava envolvida na estratégia de grupão pré-reality.
Entretanto, eu me enganei muito com a Érika. Desde aquele dia em que ela sobrou no resta um e posteriormente venceu a prova do fazendeiro, a mulher cresceu muito no jogo. Ela mostrou que não se cala quando se sente injustiçada e bate de frente com quem for necessário quando discorda com algo. Diferente de sua amiga Marina, Érika tem voz! Ela me lembra muito a Ana Paula Minerato, tanto em aparência física, como na forma de expor suas opiniões.
Espero que essa eloquência toda e destaque não sejam apenas enquanto estiver com o chapéu de fazendeiro na cabeça e dure enquanto a Érika se mantiver ali dentro.

Amanha, teremos mais um episodio do Comentando sobre A Fazenda 13, pela opinião do querido .::Alff::. (@PalestrinhaReal).

 

Um comentário:

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.