quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Comentando sobre A Fazenda 13 #2

 


Olá, amores. Teremos o 2° episodio do Comentando sobre A Fazenda 13, que vai ser conduzido em todos os episódios, feito pela opinião do Habbiano .::Alff::. (@PalestrinhaReal).

 

Liziane 1° eliminada de A Fazenda 13


 


Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): A eliminação da Liziane foi totalmente injusta. Talvez pra quem acompanhe somente a edição, até achou ela apagada e comprou o que falaram dela na votação de que ela se isolava e não criava amizade com ninguém. Mas quem acompanhou o 24h durante os primeiros dias sabe que isso é uma mentira enorme.
Era muito triste ver a Liziane todos os dias ficando acordada até tarde pra tentar entrar nas rodinhas de conversas; era triste a ver puxando assunto com várias pessoas e sendo ignorada; era triste a ver ficar desesperadamente o dia inteiro indo de um lado pro outro procurar um grupinho pra se sentar e conversar e esse grupinho imediatamente se desfazendo e a deixando sozinha no ambiente. É muito fácil pro Gui Araújo, Érika, Marina, Bil e tantos outros dizer que a Liziane “não era aberta para socializar” quando eles já vinham de fora com um grupo montado e fechado e quando ela chegava próxima a eles, eles simplesmente a olhavam com cara de nojo, viravam as costas e a deixavam sozinha. Várias vezes, Bil, Gui, Marina e Érika estavam na madrugada no sofá conversando, Liziane ia até eles pra sentar pra conversar e eles imediatamente levantavam e iam dormir deixando-a solitária.
Sthefane, a participante fantasma vinda do flopadíssimo Paiol Tiktok, mentiu descaradamente na votação dizendo que a Liziane nunca tentou contato com ela desde que ela chegou. Liziane foi literalmente à única pessoa que de fato ficou feliz com a chegada da Sthefane na festa! Foi a que mais vibrou, pulou e abraçou a tiktoker. Logo após isso, pegou Sthefane pela mão e a levou pra apresentar cada canto da casa, atualizou ela sobre as discussões que já haviam ocorrido e ficou um bom tempo se dedicando a tentar amizade com a nova integrante do elenco.
Quem já passou por rejeição e exclusão em algum momento da vida, sabe que é um sentimento horrível você saber que tentou de todas as maneiras ser próximo das pessoas e mesmo assim elas continuarem a te tratar como um ser inexistente. Chega a um momento que você cansa de tentar. E acho que foi isso que aconteceu com a Lizi nos três últimos dias que ela estava no reality. Ela simplesmente desistiu de tentar e se isolou de fato.
A Liziane já entrou com três coisas contra ela: ela não era famosa por uma carreira midiática, não foi pedida pelo público como Tati e Mileide foram, por exemplo, e também só ficou conhecida por causa de um cancelamento. Liziane só estava na Fazenda porque havia sido cancelada. Sua fama veio junto com o cancelamento. Diferente de nomes como Nego do Borel e MC Gui, que primeiro ficaram famosos por uma carreira musical, reuniram fãs e depois foram cancelados. Os dois, mesmo cancelados, ainda carregavam fãs junto consigo. Já Liziane, não. Ela era apenas a mulher odiada pelo público porque foi pega em festa clandestina e xingou a polícia. Então, acredito que os participantes, com medo de serem os primeiros eliminados, pensaram em excluí-la pra não dar espaço para ela conquistar o público e também para ter motivos para manda-la pra primeira roça. Na visão deles, como ela não tinha fãs e era cancelada, era a opção mais fácil pra qualquer um deles enfrentar numa roça e garantir a permanência.
E bem, no fim, ponto pro grupão, porque deu extremamente certo. Pra mim o erro mais grave da Liziane ali dentro foi exclusivamente o de puxar a Solange da baia. Eu entendo que ela puxou a Solange porque em conversa anterior Solange deixou claro que também poderia a puxar e também pelo fato de que em uma prova do fazendeiro, seria mais equilibrado ela combater com outra mulher.
Sobre as questões do cancelamento da Liziane, eu, particularmente, tento deixar questões políticas e cancelamentos prévios fora de jogo quando o reality começa, analisando a conduta da pessoa lá dentro. É muito fácil cancelar uma mulher por um vídeo de um minuto postado na internet. E, Liziane, diferente de outros participantes que entraram com um cancelamento e lá dentro se mantiveram demonstrando as mesmas opiniões e posicionamentos que os cancelou, reconheceu seus erros, pediu desculpas e mostrou mudança.
Ela fez merda em ir a uma festa clandestina e falar mal de policiais? Fez. Ela reconheceu isso, pediu desculpas, se responsabilizou por seus atos e mostrou mudanças. Então, não vejo motivo de seguir cancelando-a. Afinal de contas, ano passado a favorita quase unanime, Jojo Todynho (que era minha favorita também) além de assumidamente votar em Bolsonaro, também dentro do reality fez afirmações negacionistas quanto ao COVID e ainda disse que a vacina era algo que não se podia confiar, propagando que podia ser um plano governamental pra matar pessoas e que ela não iria se vacinar. Porque a gente passa pano pra uns e pra outros o cancelamento precisa ser eterno, mesmo a pessoa pedindo desculpas e readequando sua postura?
Enfim! Liziane saiu injustamente para um homem que vinha com um cancelamento muito mais pesado que o dela e que lá dentro manteve a mesma postura, não se mostrou arrependido e queria apenas que o público comprasse o seu lado da história. Mais uma vez o Brasil demonstrando suas raízes machistas e sobrepesando o erro de uma mulher.


Marina Aprende varre dentro do reality e seu dinheiro vira pauta no confinamento entre os peões


 

Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Quando Marina foi anunciada no elenco da Fazenda 12 no ano passado, eu já tinha dito que ela seria a planta da edição que ia só pra formar casal. No fim, Carelli preferiu colocar Jake Oliveira no seu lugar e a promoveu à reserva de elenco. Lembro que isso gerou maior comoção no Twitter, porque a Marina gravou vários stories chorando, dizendo estar muito triste por ter perdido a oportunidade de realizar um de seus maiores sonhos, enquanto passeava de helicóptero para apaziguar a dor de perder a vaga.
Uma vez que a pessoa diz que seu maior sonho é participar de A Fazenda, eu espero que ela faça valer a oportunidade. Então, quando o nome de Marina voltou a ser especulado para a Fazenda desse ano, eu fiquei em um misto de emoções: a antiga sensação de que seria uma planta shipável, ou, que ela iria fazer valer a segunda oportunidade de realizar seu sonho.
Pois bem! Marina conseguiu me surpreender. Mas surpreender negativamente. Eu não esperava que a mulher chegasse a um nível de planta irrelevante mais profundo que a Quelynah de A Fazenda 8. Basicamente, o barraco todo que aconteceu no momento da votação envolvia diretamente o nome dela. Tanto o momento em que Solange a citou como membra do grupão, como quando Medrado e Rico começaram a discutir sobre o dinheiro dela. Era a oportunidade perfeita para ela pedir voz, falar, se posicionar e expor sua opinião. O que a bonita fez? Exatamente! Absolutamente nada. Ficou ouvindo seu nome ser citado sem abrir a boca. Ela foi chamada de planta, irrelevante, rica que não precisava do prêmio e recebeu uma série de acusações e não teve a ousadia de nem mesmo se defender. Calada estava calada ficou.
Desde que o reality iniciou eu não ouvi a voz dela nenhuma vez no 24h. Ela está ou deitada no colo do Gui Araújo ouvindo os outros falarem ou está dormindo.
Aliás, erro meu, a única vez que a vi falar foi o momento mais vexatório até então: ela assumindo que não faz ideia de como se varre o chão. Tudo bem que é compreensível que a pessoa nasceu em uma família abastada e que nunca na vida tenha precisado varrer. Não podemos julgar alguém por ter tido uma vida boa. Mas agora, é totalmente julgável que a pessoa nunca na vida tenha ao menos visto alguém varrer e saiba imitar os movimentos. Minha gente, quem não sabe como se segura uma vassoura e como a movimenta no chão?
Marina é um desperdício de vaga enorme e não faz por merecer estar ali. Diferente de Bil, por exemplo, que entrou com fama de planta e agora está conseguindo reverter essa fama se promovendo ao patamar de macho escroto que só fala por trás, acha que é jogador e faz comentários machistas e desnecessários.

Nego do Borel é acusado de forçar sexo com Dayane


 

Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Então vamos lá! Parafraseando Galisteu: difícil, né?!
Como disse antes, Nego do Borel pareceu entrar no reality muito mais com a intenção de que o público comprasse seu lado da história do que para demonstrar uma nova versão de si mesmo, arrependida e mudada. Ele basicamente se manteve o mesmo, demonstrando achar natural invadir o espaço das mulheres, dominar seus corpos e fazer delas objetos seus.
Primeiramente, gostaria de dizer que a responsabilidade por tudo isso ter ocorrido é única e exclusivamente do diretor geral do programa, Rodrigo Carelli. Não é a primeira vez que ele coloca dentro do reality pessoas com ficha criminal e que estão envolvidas em processos penais. Na verdade, todo o ano ele consegue a participação de ao menos um perfil parecido com esse. E todo o ano é a mesma coisa: o público ao descobrir a participação, se manifesta contrário; alerta a produção dizendo que é algo descabido e que foge da alçada de entretenimento. Todo o ano são os mesmos estresses, tanto para o público que precisa acompanhar pessoas não arrependidas por crimes terríveis todo o dia na TV (e de quebra ganhando torcida da parcela cega por preconceitos do público) como para a produção do reality que precisa lidar com carros de som enviados pela torcida de outros participantes querendo alertar para se manter longe, como de muitas vezes, com a polícia sendo acionada para pressionar a emissora.
É certo sentenciar que o Nego do Borel estuprou, abusou e bateu nas ex-namoradas? Não, pois não temos uma condenação judicial. Mas ao mesmo tempo, se não há uma condenação judicial, mas o processo está em andamento, o mínimo que se espera de uma emissora (principalmente que prega os bons costumes) é que não convidasse para o elenco de um reality show até que haja decisão judicial. Se é incerto para o Poder Judiciário se ele praticou tais crimes, a ideia de trancafiá-lo com várias mulheres, bebidas e num jogo que traz para fora as mais profundas emoções humanas deveria ser totalmente descartada.
Agora vamos diretamente pra polêmica toda. Nego do Borel já havia tentando na primeira festa ter relações com a Dayane na baia. Ele pegou uma camisinha, já demonstrando a intenção, levou para a cama onde os dois estavam dormindo e além do mais passou as mãos no seio dela, enquanto ela pedia pra que ele parasse. O público acompanhou isso pelo 24h e fez alvoroço no Twitter. O que a produção fez? Uma edição totalmente tendenciosa, omitindo essas cenas e fingindo que nada ocorreu. Então, falta de alerta não era.
Nessa última festa, o ato se repetiu. Novamente ele estava com camisinha, novamente ele procurou o momento oportuno em que Dayane estivesse mais vulnerável pela bebida e a pressionou para terem relações.
Aqui eu entro em uma questão específica de Direito Penal. Quando se fala em violência sexual contra vulneráveis, isso independe do aceite da vítima. O caráter de vulnerabilidade é suficiente pra qualificar como violência sexual, mesmo que a pessoa tenha aceitado. Diz o artigo do Código Penal que são considerados vulneráveis os menores de 13 anos, pessoas com alguma deficiência mental ou qualquer um que esteja sob efeitos de substâncias psicoativas. Isso quer dizer: a vulnerabilidade de uma criança que venha a ser abusada não é analisada na óptica de se ela concordou ou não, e sim a partir do simples fato de ser uma menor de 13 anos. Da mesma forma, a vulnerabilidade de uma mulher embriagada ou drogada não é fixada a partir do aceite dela para manter relações sexuais, mas sim, pelo simples fato de ela estar embriaga/drogada.
A questão aqui não é se a Dayane passou a festa toda dizendo pra ele que gostava dele e que queria o beijar. A questão não é que ela se deitou na cama dele, o abraçando e o enchendo de beijos. A questão é: ela estava altamente vulnerável, tanto que precisou de quatro meninas pra trocar a roupa dela e outras duas para conseguir arrastá-la pra cama. Nenhuma decisão de Dayane pode ser tida como válida a partir disso. Estando ela bêbada, o sim é sempre invalido. E outra agravante aqui nesse caso é a ciência dele quanto ao estado dela. Ele sabia o quão bêbada ela estava, sabia que ela não conseguia nem mesmo falar direito.
Entretanto, quem acompanhou pelo Playplus sabe que após as luzes se apagarem a insistência pelo ato foi repetida diversas vezes e em todas essas vezes Dayane dizia que não queria; que não podia por ter uma filha e ele continuou tentando.
Importante que vocês entendam que violência sexual não se concretiza apenas em uma penetração. Hoje em dia o Direito Penal entende como crime sexual qualquer tipo de olhar, fala ou ação que tenha como intenção fim a conjunção carnal contrária à vontade da vítima ou, contra vulnerável.
O pior de tudo é que a emissora novamente iria omitir todo o ocorrido e tocar à diante o reality, até que algo ainda mais grave viesse a ocorrer. O público novamente se engajou em condenar o fato, famosos se lançaram na causa e, finalmente, os patrocinadores do programa pressionaram o canal de TV. E só então eles fizeram o que era necessário. É triste pensar que apenas o dinheiro foi capaz de promover o que era justo.
Mas, a conquista do público e dos patrocinadores não significa que o diretor do programa ia receber o chumbo sem revidar. A edição foi totalmente tendenciosa, tentando reforçar a ideia de que Nego do Borel só tomou a posição de tentar algo com Dayane porque ela havia demonstrado interesse. O tempo inteiro a edição caminhava para construir a ideia de que tudo ali havia sido um romance e uma brincadeira e que a verdadeira culpada era Dayane.
Aliás, foi absolutamente contrário a qualquer ferramenta do Direito o que fizeram com ela ao expor seu depoimento. Primeiro que o depoimento foi tomado por um dos diretores do reality show e não por uma mulher, psicóloga e que não tivesse subordinação com os interesses da emissora. Basicamente o diretor que tem interesse em preservar a boa imagem do reality e se manter recebendo os patrocínios entrevistou uma mulher que havia acabado de acordar de uma noite em que ela exagerou na bebida e sequer lembrava-se dos fatos.
A Record simplesmente tentou produzir prova contra a vítima de que a culpa de todo o ocorrido era dela. Ridicularizou-a expondo um depoimento que, juridicamente, deveria ter sido tomado por órgão competente, em secreto e sem exposição. Foi um show de horrores e só ajudou a culpabilizar e dificultar ainda mais que vítimas que passam pelo mesmo em suas casas por todo o Brasil possam tomar coragem de denunciar e se posicionar contra os abusos que sofrem.
Por fim, um recado para muitos que eu vi pelas redes sociais falando que “Se Nego do Borel foi expulso, Dayane também merecia sair para fazer exames e dar seguimento às investigações”. Pera aí, então quer dizer que uma vítima deve ser punida, perdendo uma chance provavelmente única de participar do reality show A Fazenda simplesmente porque um homem passou dos limites com ela? “Ah, Alff, mas ela precisa sair pra ser feito o corpo delito”. Mentira! No BBB 12 a participante Monique Amin foi violentada e a polícia se disponibilizou, indo até os estúdios da Globo e realizando todo o procedimento investigativo lá.
Então, quem está usando essa fala nas redes, pare de ser dissimulado e assuma: você simplesmente está mascarando a culpabilização da vítima, querendo que ela pague e se responsabilize pela ação de um homem que é o único que deveria ser punido.

Nego do Borel é expulso


 

Opinião de .::Alff::. (@PalestrinhaReal): Era o mínimo que se devia fazer. É triste pensar que Duda (A Fazenda 4) e Cátia (A Fazenda 10)  foram expulsas por um tapa na cabeça de outros participantes (Tiago Gagliasso e Evandro Santos, respectivamente) em meio a uma atividade na piscina e que e Nadja (A Fazenda 10) foi retirada por dar um pontapé em Caíque que a estava pressionando psicologicamente e a encurralando contra a parede, mas Nego já estava prestes a receber a segunda passada de pano pela produção. A direção do programa foi rápida e efetiva pra expulsar as três mulheres citadas, mas no caso do homem, parecia resistir pra o fazer, até que a pressão dos patrocinadores entrou em jogo. Aliás, outros homens como Dado Dolabella (A Fazenda 1), Douglas Sampaio (A Fazenda 8) e Lucas Viana (A Fazenda 11) tiveram atos questionados pelo público que configurariam agressão a outros participantes e a produção simplesmente omitiu isso e não os expulsou.  Por que a Record é tão punitiva com mulheres, mas tão acolhedora com os homens?
A única coisa que me resta dizer é: não ataquem a Adriane Galisteu por algo que não é da alçada dela. Infelizmente é de praxe de Rodrigo Carelli fazer alvoroço por audiência e deixar que o apresentador (que é quem aparece pro público) arque sozinho com a responsabilidade dos fatos. E é por isso que A Fazenda nunca fixou um apresentador e todos eles saíram reclamando do mesmo, Britto Jr, Roberto Justus e Marcos Mion. Então, não culpem a Galisteu. Ela é só uma operária recebendo ordens.

Terminamos por aqui. Voltamos em breve com mais um episodio do Comentando sobre A Fazenda 13, pela opinião do querido .::Alff::. (@PalestrinhaReal).   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.