sábado, 22 de maio de 2021

O que é uma diva, quem é e quem não é - Por Hyundai





A palavra diva teve o surgimento na Itália, ela foi utilizada para referir a cantora principal de uma ópera, com o passar do tempo, passou-se a utilizar como forma de elogios a grandes artistas, como cantoras e atrizes. Diva pode significar "deusa, divindade" "beldade" sempre em busca de enaltecer uma pessoa, ou melhor dizendo, uma mulher.


Com o passar dos anos o termo diva foi ganhando cada vez mais popularidade e caindo na boca do povo, porém, como tudo que é muito utilizado em massa, o termo acabou sendo deturpado, logo qualquer cantora que surgia no cenário pop, passou a receber esse título como se realmente tivesse e isso acontece com qualquer uma. 

Uma das artistas que melhor representa o termo diva em sua essência, é a cantora Cher, ela foi o primeiro passo para a existência das divas pop que conhecemos atualmente. Claro, divas não se aplica somente a cantoras da musica pop, como muitos tratam hoje em dia, antes de Cher já existiam outras grandes divas de diversos genêros, como Aretha no Soul, Tina Truner no Rock ou Ella Fitzgerald no Jazz.

Ta, mas o que faz uma artista ser uma diva?

Vejamos, acredito que diversos fatores podem mudar a imagem de uma simples artista para uma diva, seja ela cantora, atriz, apresentadora... Mas vamos focar somente em cantoras, ok? Entre cantoras é mais complexo de definir, existe diversos tipos, as vocais, as performáticas, as aspirantes... em resumo, são pessoas que possuem consigo a arte de encantar e inspirar, e claro,  listei alguns requisitos que julgo essenciais, veja:

Presença de palco, Voz, imagem, espetáculo ao vivo, visual, reinvenção e impacto. 


Agora irei Julgar alguns nomes e falar se é Diva ou não. 


Britney Spears




Acho que não resta duvidas a ninguém, Britney é uma grande diva, são mais de 20 de carreira e uma longa bagagem. Britney sempre representou as Divas Performáticas, rendendo vários momentos icônicos (precisamos falar sobre isso). Sua imagem sempre foi muito forte, diferentemente da sua voz, que apesar de fraca, sempre possuiu identidade e impacto.
É diva

Demi Lovato




Demi surgiu do meio teen da disney, de la para cá, tentou emplacar na indústria fonográfica indo de altos e baixos. Acredito que a Demi tem um potencial muito grande, ela é uma boa cantora, possui uma ótima presença de palco, musicas marcantes e se tornou um ícone da geração. Mas afinal, É diva? Na minha visão, sim! Demi É Diva. Não estou levando em consideração seus sucessos ou fracassos, até porque, isso faz parte da vida de qualquer pessoa, estou considerando sua imagem e carreira como um todo. 

Jenifer Hudson


Diferentemente de outras cantoras, Jenifer hudson nunca foi conhecida pelas suas canções autorais ou seus albúns lançados. Sua magnifica voz e talento para atuar foi a base para a formação da sua carreira na música e no cinema. Ela é uma artista de muita presença e com um legado incrível, o que lhe da o luxo de não depender de uma cansativa carreira, em busca de um lugar nos charts. JHud É Diva.

Selena Gomez




É diva? Não é diva, Selena sempre foi uma cantora de sucesso no pop, mas nunca possuiu nada de especial que lhe reservasse um lugar de destaque. Como disse anteriormente, fama e sucesso não garante um status de diva. dificilmente você verá Selena como uma grande referência em algum quesito citado, ao não ser, por fãs alienados. 



Miley Cyrus




É diva? Assim como Selena, Demi e até Britney Spears, Miley surgiu no fantasioso mundo da Disney. Saiu da imagem da jovem Hannah Montana e foi em busca do seu espaço na industria. Embora ainda ache um pouco equivocado o rumo que tudo tomou, até ela chegar onde chegou, o tempo fez Miley amadurecer. Ela protagonizou o que segundo bocas, seria o "ultimo ato do Pop" com o clipe de Wrecking ball, da era Bangerz, que mudou completamente sua imagem. Após a era, Miley enfrentou muitas polemicas sobre a sua imagem e música. Miley atende a vários requisitos que citei, hoje, ela traça um caminho muito bacana com seu mais recente álbum, que sai um pouco da zona pop e passa a encarar outros nichos.  Miley se reinventou, marcou uma geração e vem construindo sua imagem. Miley É diva.  

Dua Lipa




Embora muito jovem na industria, já consigo ver um caminho para ela. Quando surgiu de fato em 2017, via apenas como mais uma artista padrão, em busca de um lugar na industria, contudo, no lançamento de seu mais recente albúm, o bom é bem sucedido,  Future Nostalgia, passei a olhar em uma outra perspectiva. Ela é uma boa artista e tem entregado um bom conteúdo. Mas afinal, ela é uma diva? Ainda Não, mas está no caminho certo. 

Billie Eilish

Ela está surgindo agora na industria. Tem demonstrado um diferencial de imagem e sonoridade interessante, mas não atende a nenhum requisito que citei, Não é Diva.

Ariana Grande




Ariana possui muito destaque comercial e, de fato, ela é uma boa cantora. Possui tudo para ser ainda maior; ou melhor, "Grande". Porém, vejo ela presa em uma mesma imagem a muito tempo. Não é de seu inseparável rabo de cavalo que vos falo, mas sim, da falta de amadurecimento artístico, versatilidade e inovação. Ari é boa em muitas coisas, porém, sinto falta de algum feito importante, um fator X que possa consagra-la definitivamente. Em todo caso, coloco ela em uma posição diferente das demais, acho que ela está no caminho e muito próxima. 




13 comentários:

  1. Kkkkkkkkk adorei a proposta do quadro Hyundai, espero que tenha outros posts . Cadê Letícia, matelecse e Ltinu para vim defender a Selena Gomez?

    ResponderExcluir
  2. Amei o post 💗 só discordo da parte da Ariana, pra mim ela é diva sim e a maior da sua geração e da atualidade, conseguiu fazer sua marca! entendo o que você quis dizer com a falta de inovação nesse último album (que foi praticamente uma mistura do Sweetener e thank u, next) mas sobre feitos importantes ela já tem e muitosss
    Já quero a parte 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg amor, não é bem um quadro mas quem sabe eu não faço part2

      Excluir
  3. Gostei do post mas Ariana, Selena, Billie e Dua não serem divas e Demi sim kkk? (Respeito a sua opinião).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Billie é novata, Dua já tem tudo, falta apenas mais experiência, Selena não tem presença de palco e não imapctou a indústria, Ariana ta quase lá. Todas elas chegaram Depois da Demi, fora que ela tem muita presença de palco, carisma, postura e uma voz forte.

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LTINU SENDO ESMURRADO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. Se a Selena não impactou a indústria musical, Demi muito menos. Selena hoje realmente não tem presença de palco mas só olhar as performances dela antiga que dava de 0 a 10 na demi que só tem um vocal bom e nada mais. Ariana já é maior que a Demi em tudo hoje (inclusive vocal e presença de palco). Inclusive Billie e Dua que só com um álbum já é maior que qualquer era da Demi Lovato.

      Excluir
  4. Concordo com tudo, mas considero a Selena Gomez diva sim, ela serviu de inspiração pra muita gente que não tinha auto estima, ser diva não é só uma questão de sucesso ou talento

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.