sábado, 28 de junho de 2025

Memória do Ramo Reality – Ep. 1: Introdução

No final do século XX, as expectativas apontavam para a ideia de iminente chegada ao futuro; tal ideia era corroborada pelas transformações que estavam acontecendo no Brasil e no mundo, em especial no campo tecnológico.


Os computadores pessoais transformaram a sociedade de diversas maneiras. Eles facilitaram o acesso à comunicação, permitindo que indivíduos se comunicassem globalmente. Um marco importante foi o lançamento do Windows 95, que tornou os PCs mais intuitivos e acessíveis para um público mais amplo, popularizando a interface gráfica de usuário e a navegação por mouse como conhecemos hoje.


Nos anos 2000, o cenário de jogos no Brasil foi marcado pela expansão e popularização das lan houses, que em português significa casas de jogos em rede, locais onde crianças e jovens podiam jogar juntos, todos conectados ao mesmo jogo. Títulos como Ragnarok, Tibia, Counter-Strike e, claro, Habbo se popularizaram entre os brasileiros.


O Habbo é uma comunidade virtual de múltiplos usuários na internet e se enquadra na definição de MMORPG (massively multiplayer online role-playing game), tendo em vista a multiconectividade entre os jogadores. No Brasil, o Habbo foi inaugurado em 2006 e, desde então, tornou-se a maior comunidade entre os seis idiomas disponíveis. O jogo é em terceira pessoa, ou seja, o jogador enxerga o personagem na tela, representado por um "avatar" que se movimenta conforme os comandos do mouse.


Segundo o IBGE, no início dos anos 2000, apenas 10,6% dos lares brasileiros possuíam computador próprio. Em 2010, esse número subiu para 38,3%. Esse aumento no acesso aos computadores ajuda a entender o crescente interesse pelo jogo, que chegou a atingir 69 mil jogadores online simultaneamente em 2011.


A proposta deste estudo é tentar reconstruir a história de uma comunidade dentro do Habbo Hotel, conhecida como a comunidade dos realitys, utilizando relatos orais de jogadores antigos, como Nanda, CachorroFrio e Iggyaz, além de artigos publicados nos blogs HabbodaAline e MentahNews, com o objetivo de reconstituir esse período.


Como muitas dessas pessoas, há cerca de 18 anos, me fechei em um quarto, encarei a tela de um computador e descobri uma comunidade virtual onde podíamos ser quem quiséssemos — assim como pensou a saudosa Roberta Harper, carioca da gema.

Gabriel (Bireik) e Douglas (Doureik), ambos com 7 anos – sim, já jogávamos Habbo.

Nos próximos meses, vamos mergulhar na memória e na história do ramo reality, para preservar as experiências do jogo e de uma comunidade que criou laços de amizade, confiança e lealdade, tanto dentro quanto fora do jogo.

Jeferson (Jeferson5724) e Caíque (-Caap)


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