No final do século XX, as expectativas apontavam para a ideia de iminente chegada ao futuro; tal ideia era corroborada pelas transformações que estavam acontecendo no Brasil e no mundo, em especial no campo tecnológico.
Os computadores pessoais transformaram a sociedade de diversas maneiras. Eles facilitaram o acesso à comunicação, permitindo que indivíduos se comunicassem globalmente. Um marco importante foi o lançamento do Windows 95, que tornou os PCs mais intuitivos e acessíveis para um público mais amplo, popularizando a interface gráfica de usuário e a navegação por mouse como conhecemos hoje.
Nos anos 2000, o cenário de jogos no Brasil foi marcado pela expansão e popularização das lan houses, que em português significa casas de jogos em rede, locais onde crianças e jovens podiam jogar juntos, todos conectados ao mesmo jogo. Títulos como Ragnarok, Tibia, Counter-Strike e, claro, Habbo se popularizaram entre os brasileiros.
O Habbo é uma comunidade virtual de múltiplos usuários na internet e se enquadra na definição de MMORPG (massively multiplayer online role-playing game), tendo em vista a multiconectividade entre os jogadores. No Brasil, o Habbo foi inaugurado em 2006 e, desde então, tornou-se a maior comunidade entre os seis idiomas disponíveis. O jogo é em terceira pessoa, ou seja, o jogador enxerga o personagem na tela, representado por um "avatar" que se movimenta conforme os comandos do mouse.
Segundo o IBGE, no início dos anos 2000, apenas 10,6% dos lares brasileiros possuíam computador próprio. Em 2010, esse número subiu para 38,3%. Esse aumento no acesso aos computadores ajuda a entender o crescente interesse pelo jogo, que chegou a atingir 69 mil jogadores online simultaneamente em 2011.
A proposta deste estudo é tentar reconstruir a história de uma comunidade dentro do Habbo Hotel, conhecida como a comunidade dos realitys, utilizando relatos orais de jogadores antigos, como Nanda, CachorroFrio e Iggyaz, além de artigos publicados nos blogs HabbodaAline e MentahNews, com o objetivo de reconstituir esse período.
Como muitas dessas pessoas, há cerca de 18 anos, me fechei em um quarto, encarei a tela de um computador e descobri uma comunidade virtual onde podíamos ser quem quiséssemos — assim como pensou a saudosa Roberta Harper, carioca da gema.
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Gabriel (Bireik) e Douglas (Doureik), ambos com 7 anos – sim, já jogávamos Habbo. |
Nos próximos meses, vamos mergulhar na memória e na história do ramo reality, para preservar as experiências do jogo e de uma comunidade que criou laços de amizade, confiança e lealdade, tanto dentro quanto fora do jogo.
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Jeferson (Jeferson5724) e Caíque (-Caap) |
Sul Dan/ Sulake-nn aqui:
ResponderExcluirEstou ansiosa para os próximos posts!!! Vai emocionar
Ameiii
ResponderExcluirsaudades de vocês
ResponderExcluirQuerida como não comentou sobre ienlov??? posso saber? Volnei aqui.
ResponderExcluiramo mtt
ResponderExcluirAMO!!!!!
ResponderExcluirMENTAH aq
Muito bom, bateu uma nostalgia. Excelente texto, coesão e gramática impecável.
ResponderExcluirAntero 🫡