segunda-feira, 30 de junho de 2025

Memória do Ramo Reality - EP: 2

A notícia da chegada do primeiro Habbo Rancho ao hotel ocorreu em 26 de junho de 2009, pouco menos de dois anos após os primeiros eventos realizados por jogadores. De acordo com o site oficial do Habbo, para concorrer era preciso enviar um formulário e contar com a sorte. Os 20 escolhidos eram confinados em um espaço público, o “Parque”, durante o final de semana. No final, foi lançado um formulário para que a comunidade decidisse quem deveria levar o prêmio. A maioria desses primeiros participantes caiu no esquecimento, com exceção do Vlopes, que ainda é um membro ativo e muito reconhecido na comunidade.


Os eventos produzidos oficialmente pelo Habbo nesse período eram, muitas vezes, rápidos e correspondiam a uma tendência na maneira como o jogo buscava aumentar suas receitas. Eles começaram a ver as coisas com um olhar muito mais comercial, buscando promover a criação de salas e jogos pelos próprios jogadores. Naquele período, trouxeram de volta jogos como Battle Banzai e SnowStorm, mas não em suas formas antigas. Era uma versão em que os usuários tinham que comprar todos os ativos separadamente e criar salas com jogos: Battle Banzai e FREEZE. Os outros jogos, como Mergulho, Wobble Squabble, Cunning Fox Gamehall e Battle Ball, nunca retornaram. Para completar, em meados de 2012, as salas públicas foram removidas do navegador — talvez, em parte, por conta dos escândalos criminais envolvendo a Sulake — e, por alguns anos, eventualmente, não eram mais acessíveis nem por ID da sala.


Em um momento de rápido crescimento no número de jogadores, o Habbo acabou, de uma vez por todas, com o ideário de comunidade habbiana que havia sido construído nos primórdios do jogo, quando muito do que era produzido vinha da própria gerência. De todo modo, abriu espaço para que as rádios e os jogadores desenvolvessem novas campanhas e jogos dentro do Habbo. Ao mesmo tempo, os esforços da gerência estavam voltados para a produção de grandes eventos, como Lost Monkey e Niko, ou para aparições dos famosos gerentes do Habbo. 


Nos primeiros anos dos eventos realitys, com base nos depoimentos orais dos antigos jogadores, os eventos eram muito influenciados pelo que se passava na TV, em especial dois realitys: Big Brother Brasil e A Fazenda. Esses eventos passaram a ser mais frequentes e com maior público a partir de 2011, quando alguns jogadores começaram a profissionalizar esses jogos, que já faziam parte da comunidade há muito tempo. Podemos destacar alguns jogadores que foram importantes para tornar os eventos mais profissionais, como Narutorainho, @YLaisa, Ricardo!andrey, Pyramids (IggyAz), Felipe4788 e Lukas233238.


Os primeiros eventos oficiais começaram a ser produzidos entre 2011 e 2012, aproveitando os primeiros meses do ano, quando o BBB estava no ar na TV. BBB GL do Gabriel.Lindox, Big Brother Another do Narutoratinho, BBB do Habbo do MCMatheus543210, BBH da P-R-I-T-Y e A Fazenda do Felipe4788. Também podemos incluir, nesse momento inicial, outros promotores que se inspiraram em realitys exibidos na TV: The Secret do DescolaDxenho, Ilha dos Desafios da Shoco, Hipertensão da @Ylaisa, Simple Life do Ricardo!Andrey, No Limite do Igor e Flavio3031.


De acordo com relatos orais do DJ.102.DJ e da Meentah, cada reality oficial tinha seu próprio dia e horário. Todos os apresentadores se respeitavam para que cada um tivesse seu espaço. “O primeiro oficial começava às 19h e o último às 22h. Eu terminava de participar de um e já ia me preparar pra começar a fazer o meu oficial”, contou Meentah. Dependendo do evento, as dinâmicas podiam variar bastante. Duas das mais populares eram o voto via console, usado por produtores como Ienlov e Jefferson, e as eliminações por provas, muito usadas pela @Ylaisa. Como na época havia bem menos opções de wireds e mobis do que hoje, as provas tendiam a ser mais simples, mas também bastante criativas. Algumas que ficaram marcadas foram: Elefante Colorido, Defenda seu pufe, Sussurro sem sussurro, Vivo ou morto, Pirâmide, Geladeira, Corridão de teles e várias usando banzais e caixas puzzle.


Em meio às disputas, esses eventos, especialmente os produzidos pelos melhores promotores, constituíam grandes eventos sociais, merecendo ampla cobertura jornalística, com destaque aos primeiros blogs GuerreiraHabbo da Fuccia, Habbo da Aline da Alinedivabbb13, Go fofocas Habbo da RacsDiva, Confusão e Gritaria/ Babados e Muito Mais da DeniseRocha, primeira conta do Astoon. Em um padrão muito parecido com o que o cinema fez na década de 20 do século passado, esses blogs ajudaram a criar as primeira celebridades do ramo reality, a maioria das postagens eram relacionadas às brigas entre jogadores, aos realitys que iriam abrir inscrições e algumas matérias especiais feitas pelos jogadores. Alguns dos primeiros títulos do Habbo da Aline são: “Enquanto uns me odeiam outros me amão”, “Bomba: PedroJuiz133 e GAY!!”, “+Inveja e +Recalque de quem?” e “Tiffany cara de cachorra como diz meu fã kkk”.



Através dos blogs, podemos mapear os primeiros grandes nomes que fizeram parte dessa geração. Além dos já citados (Narutorainho, @YLaisa, Ricardo!andrey, Pyramids (IggyAz), Lukas233238 e Felipe4788), também tivemos Ienlov, Markiinho, Igor, Flávio, P-r-i-t-y, Naridivalinda, Messi, Debynha, !LindaDiBonita!, Nanda, Jeffersson2754, Assobia, Bebetaw, Meentah, Cachorrofrio, dentre outros que ficaram populares por serem bons promotores. Como jogadores, tivemos Moranguinhomal, tutu817, AceLucasFarias, Naty, Nieel, BihSamy, Zua-zueiro, Kud@, Misterbloond, Caap, Guilhermebrode, d-.israel.-b, entre outros que se destacaram.


Texto escrito por Doureik

5 comentários:

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.