sábado, 25 de fevereiro de 2023

Boate Kiss - A tragédia de Santa Maria

Olá, Pessoal. Hoje eu KamilaGomez vim falar sobre uma das maiores tragédias que aconteceu no Brasil, O Incêndio da Boate Kiss Clique em Continue lendo e veja.
Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, um domingo, a história de Santa Maria mudaria para sempre. Um incêndio atingiu a boate Kiss, no centro da cidade, deixando 242 mortos, 636 sobreviventes e marcas que permanecem presentes na memória da comunidade até hoje.


A Netflix no dia 25/01/23 disponibilizou A minissérie de ficção Todo o Dia a Mesma Noite, que retrata a tragédia da Boate Kiss, estreou na Netflix (25) e ficou em primeiro lugar na plataforma.


A tragédia do incêndio na Boate Kiss que matou 242 pessoas, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, completa 10 anos (27/1), com nenhum dos quatro réus responsabilizados. Os acusados respondem pelos homicídios consumados e outros 636 tentados.

A defesa dos réus levantaram, dentre outras, as seguintes argumentações:
O juiz Orlando Faccini Neto ter se reunido em particular com os jurados, sem a presença de representantes do Ministério Público ou da defesa;
O juiz ter questionado os jurados sobre questões que não constam no processo.
O silêncio dos réus, ter sido citado como argumento aos jurados pelo assistente de acusação, mesmo sendo um direito constitucional.

No mesmo dia que o júri foi anulado um alvará de soltura foi expedido e os quatro réus foram soltos. Um novo júri ainda deve ser marcado, mas a Justiça aguarda análise do recurso.


O que causou o incêndio?
O incêndio foi causado pelo disparo de um artefato pirotécnico da banda que se apresentava no dia e que atingiu parte do teto da casa de festas e iniciou o fogo.


Lembrar o que aconteceu na madrugada de 27 de janeiro de 2013 é reviver a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. Naquele domingo, um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, deixou 242 pessoas mortas e 636 sobreviventes.

Veja a foto de alguns sobreviventes:

A fumaça produzida pela queima da espuma do teto da boate Kiss liberou muitas partículas e gases tóxicos no ambiente, entre eles o cianeto, que causou danos mortais às vias respiratórias das vítimas do incêndio.

Helozinha00 aceitou falar sobre oque ela acha sobre o incêndio:


Há exatos dez anos aconteceu o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Entre 1.000 e 1.500 pessoas estavam na casa noturna, segundo a Polícia Militar (PM), em uma festa organizada por estudantes de seis cursos da Universidade Federal local. A capacidade do espaço era de 691 pessoas.

Naquela noite, a banda Gurizada Fandagueira se apresentava. No meio do show, o vocalista acendeu um sinalizador feito para uso em local externo. As faíscas atingiram o teto, incendiando a espuma de isolamento acústico, que não tinha proteção contra fogo.


Além do incêndio que se alastrou, grande quantidade de fumaça tóxica se espalhou pela boate.

Boate Kiss 10 anos: famílias buscam justiça após anulação de penas
Quatro pessoas foram condenadas em 2021, mas o julgamento foi anulado em agosto de 2022; ao todo, 242 pessoas morreram no incêndio da casa noturna

Fachada da boate Kiss, em Santa Maria (RS), no dia seguinte ao incêndio que deixou 242 vítimas

Além do incêndio que se alastrou, grande quantidade de fumaça tóxica se espalhou pela boate.

Entenda o que acontece após a anulação do júri da Boate Kiss

Série sobre Boate Kiss estreia hoje e CNN falou com elenco; “Esquecer é negar a história”

Rosa Weber rejeita ação que tentava manter prisão de réus no caso da Boate Kiss
Não houve comunicação entre os seguranças do palco e os da área de saída, que proibiram a passagem pela única porta da boate por acharem que se tratava de uma briga ou de jovens que queriam sair sem pagar. Muitas pessoas também confundiram a porta do banheiro com a porta de emergência.

Um dos seguranças revelou que, em mais de um ano trabalhando na casa noturna, não recebeu treinamento contra incêndio e que não existiam saídas de emergência.

Como resultado do incêndio, 242 pessoas, a maioria jovens universitários, morreram e mais de 600 ficaram feridas.

10 anos sem resposta, queremos justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião sobre o post comentando na publicação, sempre é bom ver a sua participação.